quinta-feira, 10 de maio de 2012

Estudo do Meio ao Ribeirão das Pedras

     No dia 26/04, saimos do colégio de ônibus e fomos à nascente, que fica localizada no bairro Santa Genebra. Durante o caminho, observamos que o Ribeirão das Pedras passa pelo Shopping Dom Pedro, um dos shoppings mais conhecidos de Campinas. 
     Antes de chegarmos à nascente, percebemos que durante o caminho que haviamos percorrido, havia muitas pedras ao redor da trilha. A função das pedras (que eram bem grandes) era impedir que os caminhões jogassem entulho no local.
     Chegamos à nascente (que é o local onde se inicia um curso de água) e vimos uma mulher com seus filhos bebendo a água da nascente, pois pensavam que ela estava limpa. A professora Mirian mediu o PH da água e vimos que a água era ácida, o que significa contaminação. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, água contaminada é diferente de água poluída. A diferença é que água contaminada apresenta micróbios causadores de doenças. Já a água poluída, apresenta substâncias tóxicas ou químicas que alteram as características da água. A Mirian também mediu a temperatura da água, que era de 25°C. Em volta da nascente tinha muita sujeira. Descobrimos que a nascente é artificial, canalizada. Em volta dela, também vimos que havia muita mata ciliar ( que é a designação dada à vegetação que ocorre nas margens de rios e mananciais e é muito importante no processo de barragem de detritos e para estabilização de barrancos).
    Os professores Adélcio e Rita nos contaram que a alguns anos atrás, um prefeito chamado Toninho, que também era arquiteto, fez o reflorestamento da mata antes de ser assassinado. O processo de reflorestamento é de grande importância para o meio ambiente. Ele é capaz, quando executado com eficiência, de recuperar áreas verdes com espécies nativas, melhorando ecossistemas degradados.
     Andamos 60 metros e encontramos o primeiro cano de esgoto clandestino. 
     Depois de irmos à nascente, fomos para a Lagoa de Contenção. Essa lagoa tem a função de conter as águas de enchentes.
     Sem descer do ônibus, paramos no Parque Real do Guará e descobrimos que o local também é uma lagoa de contenção.
     Como estava chovendo, paramos na foz, mas não pudemos descer do ônibus para observar bem de perto. A foz é o local onde um corpo de água fluente (curso de água), como um rio, deságua em outro corpo de água.
     Durante o caminho, também fizemos anotações do tempo e da temperatura:
     13h50min - 28° C - Um pouco de sol  e bem nublado
     15h- 30° C - Sol forte, mas mesmo com o Sol, há pingos de chuva caindo.
     15h30min - 27° C - O céu está nublado
     16h30min - 27° C - O céu continua nublado 






     Esperamos que tenham gostado!!
            Ana Beatriz, André, Rafael e Thainá :)
       

2 comentários:

  1. Geeeente...
    Esquecemos de colocar as fontes... Mas são essas daqui:

    http://www.suapesquisa.com/o_que_e/reflorestamento.htm

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Mata_ciliar


    bj

    ResponderExcluir
  2. O passeio pro Ribeirao das Pedras foi d+!!!

    ResponderExcluir